Globo terrestre caseiro de plástico

Aprenda a montar um globo terrestre, com camadas internas, utilizando apenas plástico reaproveitado e por menos de R$ 30,00. Por: Elias Augusto F. Soares.

Terceiro planeta mais próximo do Sol. Mais de 4 bilhões de anos. Único do sistema com condições ideais para vida humana. E isso tudo pode estar nas suas mãos! Veja nesse UP maker como fazer um globo terrestre caseiro reutilizando coisas de plástico.

Assista o vídeo para acompanhar os passos da montagem, além de conhecer mais sobre o que é o poliestireno expandido (EPS).

Como fazer um GLOBO TERRESTRE caseiro com PLÁSTICO | UP – Universo Plástico (2021)

Globo terrestre caseiro feito de plástico, por UP – Universo Plástico

Esse globo fica incrível e, durante sua montagem, você aprenderá diversas coisas sobre nosso planeta (como, por exemplo, ele não ser plano) e também sobre os materiais plásticos. Reaproveitando esses materiais plásticos disponíveis em casa, você ajuda o meio ambiente, evita que eles acabem indo para o lixo, estimula sua criatividade e ainda aprende um pouco mais. Uma ótima opção para preencher seu tempo vago.

Pra começar, um globo terrestre é uma representação tridimensional em escala reduzida do nosso planeta. Ter um desse é um ótimo meio de visualizar localizações, aumentar sua percepção espacial e entender mais sobre aspectos geológicos do planeta.


Lista de materiais

O melhor de tudo é que as experiências do UP – Universo Plástico são feitas com plástico reaproveitado. Obviamente, nem todos terão exatamente esses materiais em casa. Porém, a ideia é estimular a criatividade das pessoas e evitar que algumas dessas coisas acabem indo pro lixo. Então, para fazer o globo terrestre caseiro, você precisará de:

  • 1 esfera de EPS de 200 mm de diâmetro;
  • 1 esfera de EPS de 50 mm de diâmetro;
  • Cola EPS e cola branca;
  • 1 pote plástico de 100 mm de diâmetro com tampa;
  • 1 cabide;
  • 2 tampas de desodorante spray;
  • 3 bandejas de EPS;
  • 1 m de cano de PVC de 20 mm (ou ½ polegada);
  • 1 adaptador de PVC de 32 mm com rosca;
  • EVA colorido e 4 folhas de papel.

Se você não tiver alguma dessas coisas, é possível encontrá-las na maioria dos depósitos de materiais de construção ou em papelarias. Outra vantagem desse projeto é o seu baixo custo. No total, foram gastos menos de R$ 30,00 para confeccionar esse globo. Muito barato, se comparado aos que são vendidos em lojas ou na internet e, com os toques adicionais, fica muito mais legal.

Montagem

Para começar é preciso imprimir o planisfério, que é a ilustração do relevo terrestre representada em uma superfície plana. Nesse caso, para o tamanho do nosso globo (200 mm) a impressão é feita em 4 folhas de papel.

Dica: meça a circunferência da esfera de EPS e compare com o comprimento da linha do Equador depois de imprimir o planisfério. As medidas precisam ser iguais.

Modelos de planisférios por Edson Maia (2018)

Eu encontrei diversos modelos de planisférios, para tamanhos diferentes de globos, no blog do professor Edson Maia, Para fazer o download dos planisférios clique aqui. Imprima o planisfério do tamanho certo para o seu globo. Tem as opções colorida e preto e branco, caso você queira dar um toque personalizado para o seu.

Recorte o planisfério com calma para não errar. O recorte dessas partes é importante para as pontas se unirem no final. Para dar um acabamento mais refinado e um aspecto mais brilhante ao globo, é possível aplicar uma camada de plástico adesivo transparente por cima. Mas é apenas um opcional, dá para fazer sem numa boa. Show?

Aqui entra uma decisão importante, junte todas as partes do planisfério para escolher onde quer que fique sua “fatia” da Terra. Eu escolhi 4 partes do hemisfério Norte no Oceano Pacífico porque assim não mexo muito nos continentes.

Corte seguindo as linhas das extremidades da fatia até a linha do Equador, que é a linha imaginária que percorre a circunferência do planeta dividindo-o em dois hemisférios, Norte e Sul (nesse caso, é literalmente uma linha no meio do mapa). E então ligue essas extremidades com um corte.

Esse mesmo corte tem que ser feito na esfera de EPS. Mas fique atento, cortar um objeto esférico é um pouco complicado, então faça com calma pra não errar. Usando a cola branca, cole a parte da sua fatia na bola de EPS. Preste atenção para estar bem alinhado com a base das metades da esfera e a posicione em um lugar que fique centralizado com o relevo de encaixe da parte de dentro.

Uma dica: não exagere na cola. Coloque pouco e espalhe bem. Cola demais pode manchar a cor da impressão, além de demorar muito tempo para secar. Depois de seco, você precisará de uma lâmina bem afiada, como um estilete, para cortar a esfera. Vá com calma, sem forçar muito o material para ele não se despedaçar.

⚠ E atenção! Se você for criança não faça isso sozinho. Peça ajuda a um adulto responsável.

Imagem de microscópio ótico (100x). Encontro entre “bolinhas” do EPS

Uma das coisas mais legais deste projeto é poder trabalhar com um plástico que quase todo mundo conhece como Isopor® mas, na verdade, esse é o nome de uma marca registrada desse produto, patenteada por volta de 1944.

O nome correto desse material é poliestireno expandido, daí a sigla “EPS” que, como sempre, vem do seu nome em inglês que é expanded polystyrene. Ele recebe esse nome porque é um poliestireno (PS) que durante sua transformação teve uma quantidade de ar inserido nele.

E aqui surge uma curiosidade: dependendo do tipo de célula e densidade do EPS é possível ter até 98% do seu volume total formado por bolhas de ar. Veja a seguir as imagens que fiz com um microscópio óptico para iniciantes, para ter uma noção.

Nessas imagens, os espaços brancos são ar. As sombras mais escuras são plástico. Nessa ampliação de 100x dá para ver as típicas “bolinhas” do EPS e onde uma se encontra com a outra (arraste a barra central para visualizar).

Comparativo entre imagens de EPS em microscópio ótico (100x). Foto original à esquerda e foto colorida digitalmente à direita, mostrando o encontro entre “bolinhas” do EPS

Com uma ampliação de 400x podemos ver suas células, que são esses espaços formados pelo gás. O ar vai se expandindo dentro do material e dando volume, o que forma essas “casquinhas” de PS que vão se conectando.

Imagem original de microscópio ótico (400x) mostrando células do EPS
Imagem colorida digitalmente de microscópio ótico (400x) mostrando células do EPS

E se ampliarmos ainda mais dá para notar que a maior parte são espaços vazios. Ou seja, de todo seu volume, míseros 2% são de poliestireno. E é por isso que o EPS é um material tão leve.

Imagem original de microscópio ótico (1.200x) mostrando células do EPS
Imagem colorida digitalmente de microscópio ótico (1.200x) mostrando células do EPS

Enfim, para montar as partes do globo temos que pensar de dentro para fora. Vamos começar com o eixo. Corte ou serre a parte reta do cabide nas extremidades. Faça uma marcação no meio do eixo e depois, para cada lado, faça uma marcação de 2,5 cm e de 9 cm. Essas serão as posições do núcleo e da Terra.

No núcleo, que será a esfera de 50 mm, é só fazer um furo no centro, de lado ao outro, que seja do mesmo diâmetro do eixo. Faça com cautela de uma forma que o eixo fique bem justo. Aí basta posicionar na marcação e pintar de amarelo.

Nas metades do globo faça a mesma coisa. Encontre o centro e faça o furo. Isso vale também para a parte da fatia. O importante nessa fase é não tirar muito material, vá tirando aos poucos até ficar ideal.

Para as camadas do planeta Terra que são: núcleo, núcleo externo, manto, manto superior e a crosta, vamos usar as bandejas de EPS. Retire as laterais e use só a parte plana da bandeja. Sabemos que o raio do nosso globo é de 100 mm (ou 10 cm), mas temos que descontar sua espessura, que é mais ou menos 10 mm (ou 1 cm). Então, nas bandejas faça duas linhas de 9 cm com um ângulo de 90°. Use um compasso pra ligar suas pontas.

Em uma das linhas faça marcações, do centro para fora, em 2,5 cm, depois em 4,0 cm e uma última em 7,5 cm. Essas serão as divisões das camadas internas da Terra. Para finalizar, recorte no raio de 9 cm e depois no raio de 2,5 cm. Precisaremos de 3 iguais.

Aqui, abuse da sua criatividade! Pode ser tinta, canetinha, marcador, o que você quiser. Eu coloquei um EVA colorido. Achei legal porque deixa ainda mais a sensação de serem camadas. Depois de decorar, o próximo passo é virar para baixo. Junte as três bases de EPS formando quase um círculo e ligue as duas junções com fita adesiva. Por último, faça o mesmo com as partes afastadas, é só dobrar formando uma plataforma.

Agora vem uma parte importante: colar o planisfério. Passe cola de EPS onde as metades da esfera se encaixam (lembre-se de não passar no espaço onde encaixará sua fatia). Depois, usando a cola branca, cole o planisfério tomando a parte cortada como guia e cole tudo. Uma dica, alinhe a linha do equador na linha das metades da esfera. Depois de colar, apoie o planeta em algum suporte circular e deixe descansar por volta de duas horas.

Enquanto tudo seca, monte o suporte. Para isso, pegue o cano de PVC e corte 450 mm (ou 45 cm). Com um soprador térmico e uma forma de bolo, dê forma até virar um arco. Depois que resfriar, faça um furo do diâmetro do eixo nas duas extremidades do arco. Eu passei um plástico adesivo branco para dar acabamento.

Para a base, vamos usar o pote de doce. No fundo, faça um furo do diâmetro do adaptador de PVC. Também coloquei adesivo branco para deixar tudo da mesma cor. Rosqueie o adaptador de dentro para fora. Em uma das tampas de desodorante, faça um furo do diâmetro do eixo e encaixe a tampa por cima do adaptador.

Agora sim! Vamos juntar tudo. Primeiro, passe o eixo pelo arco, depois pelo globo. Encaixe o núcleo, e passe o eixo pelo outro furo do globo e, novamente pelo arco. Posicione o núcleo no centro e depois posicione o globo. Depois, encaixe a plataforma dentro da esfera. Faça ajustes, se for preciso. Feito isso, cole tudo permanentemente com a cola de EPS.

Por último, depois de fazer um furo no centro da tampa do pote, feche por baixo, encaixe o eixo e verifique se está girando como deveria.

Resultado

E pronto, esse foi o último passo. E depois de todo esse trabalho, temos o resultado: o globo terrestre caseiro feito de plástico!

Acho que todo esse trabalho vale seu like no nosso vídeo, certo? Agora a criatividade é com você. Se quiser, dá para você se divertir e aprender, colando e tirando figuras do globo, como:

  • bandeiras de vários países;
  • construções épicas;
  • animais pelo mundo;
  • e o que eu mais gosto, coisas com tema espacial;

Nesse episódio maker do canal, você aprendeu um pouco mais sobre o EPS, como reaproveitar coisas de plástico, novas técnicas criativas montagem e, claro, sobre a estrutura do planeta Terra.

Curta e compartilhe esse conteúdo! E se fizer o seu, não esqueça de postar nas redes sociais e marcar o UP – Universo Plástico para deixarmos o nosso like também.

Quer referenciar esse conteúdo? Seguindo as normas da ABNT, o conteúdo desse site deve ser referenciado como: SOARES, E. A. F. Globo terrestre caseiro de plástico. UP – Universo Plástico, São Bernardo do Campo, 14 abril 2021. Polímeros. Disponível em: [inserir a url deste link]. Acesso em: [inserir a data da sua pesquisa].

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora